História

O SONHO DA SãO SILVESTRE

Luis Eduardo Tavares, paulistano, descendentes de portugueses nasceu em 12/07/67.
Ainda garoto impressionado com os triunfos na Prova de São Silvestre dos lendários brasileiros José João da Silva (1980 e 1985) e João da Mata (1983), acalentou sonhos de ganhar a famosa corrida de final de ano.
Era janeiro de 1985, o português Carlos Lopes ganhara a última edição da prova dias atrás, e Luis Tavares decidira começar sua preparação física com André seu amigo de infância. Naquele tempo não dispunham de tantas informações e os treinos começaram nas ruas de São Paulo sem nenhuma orientação técnica. Relembra: "No começo foi uma lástima, pois como morávamos próximo da Paulista, treinávamos subindo uma ladeira na Peixoto Gomide em direção a av. Paulista".Já no meio do ano André mudara de planos deixando Luis sozinho em sua preparação. "Passei a treinar na pista de cooper do Ibirapuera completando cerca de 4 voltas de 1,5 Km diariamente". E foi em Dezembro do mesmo ano que Luis Tavares debutou nas corridas, participando da "Corrida de Natal" a 15 dias da São Silvestre. Ri-se: "Como marinheiro de primeira viagem, posicionei-me na frente com o pelotão de elite acreditando que poderia ganhar a prova! Pura ilusão, pois dei todo o gás no começo e já no segundo kilómetro estava andando, fechando a prova em 55 minutos".
Na São Silvestre a história não foi muito diferente e naquele ano de 1985 o percurso de 12,6 km foi feito em pouco mais de 1 hora. Inobstante sua performance sofrida, um fato marcante motivou ainda mais a carreira do menino esportista: conheceu a atleta Angélica de Almeida, ganhadora de títulos nacionais e internacionais e naquela época tida como uma das favoritas ao título da São Silvestre (ganha pela portuguesa Rosa Mota). "Não resisti, fui pedir-lhe um autógrafo. É engraçado pois hoje é uma amigona nossa" confessa Luis.

DIRETAS JÁ!

Em 1986 Luis Tavares começou a frequentar academia e assim com ajuda e orientação de um treinador continuou a acalentar seu sonho silvestre. A técnica da época pós-ditadura era de mudanças e tomava conta do Brasil uma comoção nacional pela morte do presidente Tancredo Neves. E foi nesse cenário político que o então o atleta Luis Eduardo Tavares foi convidado a conduzir a "Tocha da Constituinte" num percurso de 1.300 Km de São Paulo a Brasília. "Foram duas semanas revezando com mais 4 atletas a condução da tocha e como atleta mais jovem fui incumbido de acender a pira do Congresso Nacional" emociona-se Tavares.

DECISÕES E MUDANÇAS

Em 1988 Luis Tavares decidiu que seu futuro estava mesmo no esporte e compreendeu que deveria optar por um caminho profissional, sendo inevitável abandonar sua outra paixão: a fotografia. De fato, foram vários cursos e premiações em concursos de fotografia, um ótimo salário, segurança e um futuro promissor, porêm, a decisção já estava tomada e Tavares decidira ingressar numa faculdade de Educação Física. Desabafa: "Foi um período difícil, quando recebi muitas críticas e humilhação pois diziam que eu iria morrer de fome com a profissção". Mas foram as mesmas críticas que motivaram Tavares a prosseguir e a paixão pelos esportes conjugado com seus valores pessoais trouxeram-lhe novas perspectivas.
Assim em 1991 ingressou nas Faculdades Metropolitanas Unidas. Conheceu Silvana Cole com quem recomeçou a treinar e no ano seguinte já estava concluindo sua primeira maratona em 3 horas e 27 minutos. Em 1993 correu a mais badalada maratona do planeta, a famosa Maratona de Nova York, sendo após esse evento contratado pelo Banespa.
O atleta Luis Eduardo Tavares há tempos já tivera consciência que não possuia o biotipo físico para realizar seu sonho de vencer uma São Silvestre. Foi então que Tavares resolveu mudar seu foco decidindo trabalhar na preparação de outros atletas, corroborando assim com a realização de sonhos de outras pessoas que teriam o potencial físico que lhe faltava.

EQUIPE DE CORREDORES TAVARES

Foi em 1994 quando se graduou em seu curso de Educação Física que Tavares deu início sua carreira como treinador de corridas. Professor Tavares, como hoje é carinhosamente chamado, lembra com nostalgia de seus primeiros alunos: "A Marlene, na época minha namorada e a Alda que até hoje treina conosco e nos traz satisfação com suas premiações".
Começou a treinar atletas amadores e fundou uma equipe que entitulou "Equipe Tavares Esporte Club" e foi aí que conheceu um mundo de dificuldades econêmicas que antes haviam lhe apontado. Não tinha dinheiro para investir numa sede para o seu "clube" e muitos dos seus atletas eram carentes. O que fazer para começar, crescer e administrar gastos" A solução veio a contento e deu muito certo: desistiu do "clube" e começou a treinar nos parques públicos da cidade com uma nova designação, qual seja, a conhecida EQUIPE DE CORREDORES TAVARES.

CRESCENDO E APARECENDO

Em 1995 a Equipe já contava com pouco mais de 20 atletas-corredores e conquistava o 4º lugar na tradicional "Prova do Corredor"em Nova Friburgo/RJ, evento onde constou como a melhor equipe Paulista classificada.
No ano seguinte, 1996, a E.C. TAVARES debutou na Maratona de Nova York e fechando o ano com 8 troféus. De l° pra cá, a Equipe e seus atletas individualmente vieram conquistando muitas premiações, razão pela qual tornaram-se foco de diversas matérias na mídia.
O crescimento da Equipe foi inevitável e juntamente com a preparação vieram as viagens para as provas que pipocavam pelo país. As tradicionais Volta da Pampulha, Meia Maratona do Rio de Janeiro, Maratonas de Curitiba, Florianópolis, etc., eram eventos que os atletas desejavam participar. Assim, no ano de 2000 em função do grande número de interessados nas viagens, Luis Eduardo Tavares inaugurou a TAVARES TOUR especializada em viagens para as principais corridas do país. Neste mesmo ano levou mais de 100 atletas para a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro consolidando definitivamente o sucesso e nome da EQUIPE DE CORREDORES TAVARES.

O UNIVERSO E.C.TAVARES

Um ideal sempre acompanhou Luis Eduardo nessa trajetória: a alegria de cumprir e ajudar a cumprir metas e objetivos de quem quer que seja. Independentemente do peso, da cor, da raça, da idade, do credo, da origem, do status, da nacionalidade ou de qualquer outro fator, entende que todos merecem alcançar a felicidade pelo esporte. Enfatiza: "Aqui não importa idade ou classe social. Há entre nós 40 atletas com mais de 45 anos de idade, o que prova que nunca é tarde para se começar."
Não há dúvidas que a E.C.TAVARES hoje é uma equipe eclética e riquíssima em pessoas e por isso todo treino é uma miscelânea de assuntos. O médico treina com o motoboy; o pedreiro mede forças com o economista; o bancário trota com a esteticista; a psicóloga aufere o tempo da vendedora; o aposentado ultrapassa o estudante e assim por diante...
Esse universo democrático é viável em razão do valor cobrado na mensalidade da Equipe. O lucro parece não ser o principal objetivo de Tavares que vê em sua atividade uma missão: "Acho que a humanidade estaria bem melhor se cada um de nós desse sua contribuição." De fato, há muita solidariedade entre os membros da Equipe. Há quem doe cestas básicas ou tenis usados; outros que pagam mensalidades ou inscrições em provas a quem não tem condições financeiras. No final todos saem satisfeitos com seus treinos e com suas metas recebidas nas planilhas de treinamentos. A cada dia a Equipe agrega mais simpatizantes e colaboradores empolgados em ajudar ao próximo adotando um modo de vida saudável.

REALIZANDO SONHOS

Um dia o menino Luis Eduardo sonhou que poderia vencer uma prova da São Silvestre. Ele amadureceu e teve a visão de que poderia ir além de um triunfo meramente individual.
Não é sem razão que seus atletas conhecem bem o ditado que Tavares insiste em imprimir em suas planilhas: "A visão sem ação não passa de um sonho. A ação sem visão é um mero passatempo. A visão com ação pode mudar o mundo".
Hoje a EQUIPE DE CORREDORES TAVARES é composta por atletas amadores que exercem outras funções alêm do atletismo, mas entende-se que o principal objetivo é contribuir para a realização de sonhos, formando grandes vencedores que sem dúvida mudarão o mundo para melhor!!!


©2012 ECTAVARES - Tel: 11 3231-2080/3159-8456/7722-0811 - Design Ciclo Graphics